(31) 9 9377-6471 Seg/Sex 6h-12h e 14h-22h | Sab 8h-12h R. Monsenhor Rafael Coelho nº56 - Barro Preto

APOSTE NAS FIBRAS

AUMENTE A QUEIMA DE GORDURAS APOSTANDO EM FIBRAS

Se você está tentando diminuir seu percentual de gordura, fique atento a seu consumo de fibras – e de água. Isso porque elas contribuem neste processo de duas formas diferentes: no controle glicêmico, evitando picos e favorecendo o uso de gordura como fonte energética nos exercícios; e estimulando o bom funcionamento do intestino. Isso, lembrando que parte da gordura usada como fonte energética é eliminada nas fezes.

“As fibras são divididas em dois grupos: as solúveis, responsáveis pela maior saciedade, controle glicêmico, redução dos níveis de colesterol e proteção contra o câncer de intestino, e as insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação”.

Porém, o consumo de fibras por si só não produz efeitos se não houver uma ingestão razoável de água, cerca de 2 a 3 litros por dia.

Outro alerta é em relação ao momento em que se consome esse tipo de alimento. “Para os praticantes de exercícios físicos recomenda-se o consumo de carboidratos integrais, pois a oferta de glicose será mais lenta e contínua, o que é importante dependendo do tempo e tipo de exercício praticado, porém recomenda-se evitar alimentos nunca antes consumidos e com alto teor de fibras antes de eventos de competição, sem antes conhecer seus efeitos, a fim de evitar os efeitos colaterais, como acelerar o funcionamento intestinal, causando até mesmo uma diarreia durante o treino, flatulência e desconforto gastrointestinal, o que comprometerá a sua performance”.

A fonte mais conhecida de fibras é a aveia, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico. “Ou seja, demora mais para virar glicose no sangue e evita acúmulo de gordura”.
“Rica em energia, fibras, vitaminas e minerais, a aveia consegue enriquecer qualquer preparação e torná-la mais saudável, como: bolos, panquecas, omeletes, sopas, etc. Utilize no pré-treino ou antes de dormir para que a energia seja mais prolongada. ”

Fontes de Fibras:
Solúveis: frutas, cenoura, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão-de-bico.
Insolúveis: verduras, farelo de trigo, cereais integrais — como arroz, pão, torrada, aveia em flocos, granola, farelo de aveia, semente de linhaça e cereal à base de trigo.

Deixe um comentário